COMUNICADO N.º 73
17 de Abril de 2008 – 12.55 horas
VENTO E CHUVA – MEDIDAS DE AUTO-PROTECÇÃO
O Instituto de Meteorologia (IM) prevê que durante o dia de hoje, 17 de Abril, e até ao fim de Domingo, 20 de Abril, o território de Portugal Continental esteja sob a influência de uma depressão de actividade moderada, que poderá provocar, principalmente no Norte e Centro do País, precipitação forte em especial no período das 15 horas de hoje até às 06 horas de amanhã e durante o dia de Sábado, vento muito forte no Litoral Oeste e nas terras altas, soprando por vezes com rajadas (até 120 km/h), agitação marítima forte (até 6 metros), queda de neve acima dos 1300 metros e possibilidade de ocorrência de granizo e trovoada.
Face a estas previsões, a ANPC prevê os seguintes efeitos:
§ Inundações em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
§ Danos em estruturas montadas ou suspensas;
§ Aumento do número de acidentes de viação, devido à existência de piso escorregadio e eventual formação de lençóis de água, ao arrastamento de materiais sólidos para a via e a eventuais danos, não perceptíveis, existentes nas vias;
§ Queda de árvores.
Neste sentido, o Comando Nacional e os Distritais de Operações de Socorro estarão em Alerta Amarelo (reforço da estrutura operacional e maior preparação dos agentes de protecção civil para o socorro imediato), partir das 20 horas de hoje e até às 20 horas de domingo, dia 20 de Abril.
Às populações, a ANPC recomenda as seguintes medidas de auto-protecção:
§ Feche portas e janelas e retire os objectos soltos que se encontrem nas varandas e peitoris das janelas.
§ Sempre que possível, adie as viagens para as zonas afectadas pelos ventos fortes. Se não o puder evitar, modere a velocidade do veículo.
§ Preste atenção às estruturas montadas (andaimes, toldos, tendas, telhados), que poderão ser afectadas por rajadas mais fortes de vento, bem como a uma possível queda de árvores.
§ Ao conduzir, reduza a velocidade, conduzindo com cuidado devido a possíveis congestionamentos de tráfego. Tenha especial atenção aos lençóis de água que podem formar-se nas vias e à diminuição da visibilidade, que poderá aumentar o número de acidentes de viação.
§ Em caso de inundação no interior de sua casa por excesso de chuva, contacte os Bombeiros locais e/ou o Serviço Municipal de Protecção Civil do seu concelho.
§ Previna-se com roupa quente e calçado adequado.
Autoridade Nacional de Protecção Civil