A associação dos telespectadores considera o "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios", transmitido pela SIC, como o melhor programa do ano passado, enquanto que o concurso da TVI "Uma Canção para Ti" foi o pior.
A associação, que divulga mensalmente uma classificação dos programas emitidos pelas televisões nesse período, refere, no seu balanço anual, que os Gato Fedorento proporcionaram "alguns dos melhores momentos de humor visto em Portugal nos últimos anos".
Do lado oposto, o programa "Uma canção para Ti" mostrou-se, de acordo com uma nota da associação esta quinta-feira divulgada, uma "tristíssima exibição das habilidades cantatórias de criancinhas".
‘JORNAL NACIONAL’ PROTAGONIZA ‘BRONCA DO ANO’
Além do melhor e do pioe programa, a ATV elegeu ainda o canal TVI 24 como a revelação do ano. "Após as experiências já consolidadas da SIC e da RTP, também a TVI sentiu a necessidade de usar o cabo como plataforma para as suas emissões e conteúdos", afirma a associação presidida por Rui Teixeira da Motta, citada pela agência Lusa, acrescentando que "tal decisão revela e acentua a tendência, irreversível, de uma 'nova televisão', com as emissões por cabo em contínua ascensão de share, a rondar os 18 a 20 por cento".
Por último, a classificação inclui ainda a "Bronca do Ano" protagonizada pelo "Jornal Nacional" da TVI.
"Tendo iniciado o ano de 2009 num crescente estilo contundente e até de hostilidade, apontando baterias, sobretudo ao Governo de então e respectivo primeiro-ministro, o 'Jornal Nacional' assumiu claramente a figura de uma tribuna anti-governo", aponta, considerando que "mais do que um estilo de informação, foi raiando picos de informação panfletária".
NOTICIA E FOTO CORREIO DA MANHÃ