O Conselho Deontológico dos Jornalistas reprovou ontem o desempenho da subdirectora de informação da TVI como pivô do 'Jornal Nacional - 6.ª-Feira'. Apenas um dia depois de a ERC ter emitido uma deliberação a reprovar a actuação da TVI.
"O Conselho Deontológico não pode deixar de reprovar o desempenho de Manuel Moura Guedes na condução do Jornal Nacional - 6.ª--Feira e concitar a própria e a direcção da TVI ao cumprimento dos valores éticos da profissão". Esta é a conclusão do comunicado emitido pelo Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas, que ontem se reuniu para tomar uma posição sobre as cinco queixas recebidas na última semana.
Esta tomada de posição junta- -se à deliberação ontem emitida pela Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), que reprovou a actuação da TVI em três emissões do Jornal Nacional - 6.ª--Feira, apresentado por Manuela Moura Guedes.
"Considera-se inaceitável que, para além de outros aspectos, na apresentação das notícias, o jornalista confunda factos e opiniões e se exima da responsabilidade de comentar as notícias com honestidade", refere ainda o comunicado.
Depois destas duas reprovações, em dois dias seguidos, por diferentes órgãos, Manuela Moura Guedes dá hoje entrevistas ao Expresso e ao i. Na edição online do semanário, a jornalista afirmava que "agora sinto que tenho de ter mais cuidado", isto depois de o primeiro-ministro a processar e de ela o processar a ele. O i adiantava que a pivô revelou ao jornal que "Sócrates impediu que se usasse a palavra 'corrupto' na entrevista à RTP".
NOTÍCIA DIÁRIO DE NOTÍCIAS