01 de Maio de 2007

RETIRADO NA ÍNTEGRA DE WWW.SIC.PT

 

 

«Mais reportagem. Mais entrevistas. Mais jornalismo de investigação e também mais interactividade com os telespectadores. A Direcção de Informação da SIC afirmou esta segunda-feira que a partir deste mês de Maio vai apostar, mais do que nunca, nos temas que, de facto, interessam aos portugueses.

 

De acordo com o director de informação da SIC, Alcides Vieira, "a informação da SIC manterá a linha editorial de sempre, assente na independência e na ética profissional - não muda de rumo em função de circunstâncias políticas ou estratégias económicas".

As mudanças, que vão ser introduzidas já a partir da próxima semana, pretendem servir melhor os diferentes públicos que, cada vez mais, querem uma informação de confiança, mais abrangente, mas também mais participada, mais próxima e mais útil.

Novas rubricas na SIC

Todos os dias, o "Jornal da Noite" da SIC abre espaço a conteúdos informativos que marcam a diferença na televisão portuguesa.

Segunda-feira - Livro de Reclamações

A jornalista Raquel Marinho e o psicólogo Eduardo Sá criam a oportunidade para pais e filhos falarem de temas que nem sempre são abordados em casa ou na escola. O programa começou há nove semanas e a reacção dos telespectadores tem sido francamente positiva. Todos os dias chegam à SIC (através do e-mail livrorecamacoes@sic.pt) dezenas de sugestões e de solicitações, tanto de pais como de professores. Algumas estão disponíveis em www.sic.pt.

Terça-feira - Nós Por Cá

Este programa, de Conceição Lino, vai mudar para terça-feira. É um retrato semanal de Portugal, único na televisão portuguesa. O programa promove a cidadania e estabelece uma grande interactividade com os portugueses - a maioria dos temas resulta de sugestões dos telespectadores. Podem ser vistos em www.sic.pt.

Quarta-feira - Reportagem Especial (Estreia no dia 2 de Maio)

A SIC continua a apostar na reportagem. Além de “Perdidos e Achados” (aos sábados) e “Reportagem SIC” (aos domingos), a SIC abre mais um espaço aos grandes temas da actualidade em “Reportagem Especial”, todas as quartas-feiras, no Jornal da Noite. Pedro Coelho e Fernanda Oliveira Ribeiro são os jornalistas responsáveis pelo arranque deste novo projecto.

O programa de estreia leva-nos ao mundo das prisões. Oito jovens de duas escolas de Leiria foram desafiados a passarem um dia na cadeia, lado a lado com os reclusos normais. Perderam o nome, ganharam um número; perderam a roupa, ganharam uma farda. Ficaram fechados na cela; almoçaram comida de preso lado a lado com todos os outros reclusos. Estiveram uma hora no extremo da cadeia – a cela disciplinar – um buraco onde os presos castigados pelo director passam 23 horas por dia e têm de tomar comprimidos para conseguirem dormir.

A SIC acompanhou-os na escola, nas vésperas da cadeia; esteve com eles ao longo do dia e regressou à escola uma semana depois dessa experiência limite.

O trabalho tem a assinatura do jornalista Pedro Coelho, de Luís Pinto, repórter de imagem, e Rui Rocha, editor de imagem.

Quinta-feira - “Câmara Indiscreta”

(Em fase de produção, ainda sem data de estreia)

Uma perspectiva diferente do País e o Mundo através das novas tecnologias.

Sexta-feira - Ir… é o melhor remédio

À descoberta do país, tanto vamos em busca da aldeia mais escondida como do bairro mais conhecido de uma grande cidade.

O roteiro do Jornal da Noite é vivido a duas vozes: O jornalista Mário Augusto aventura-se sobretudo pelas terras do norte, a jornalista Teresa Conceição desvenda sabores e caminhos mais a sul. (Ou vice-versa).

O mapa deste roteiro há-de passar sempre pelas paisagens e pela gastronomia. E por divulgar ideias postas em prática pelas nossas gentes. Desde feiras a festivais anuais. E a revelar também o trabalho de novas empresas dedicadas ao turismo e o esforço de associações locais ou regionais de defesa de património histórico e humano. E, por vezes, com convidados que revelam os cantos mais secretos da sua terra.

Na SIC Online (www.sic.pt) pode confirmar os mapas, as moradas e os preços de cada passeio.

Sábado - Perdidos e Achados

A SIC retoma o fio à meada de notícias e reportagens marcantes, feitas há anos, de que se perdeu o rasto. São reportagens que, através das histórias de pessoas e de situações, revelam a evolução da própria sociedade portuguesa. Com menos de um ano de existência, “Perdidos e Achados” ganhou a adesão dos telespectadores, sendo hoje o programa de informação mais visto da televisão portuguesa. 

Domingo - Reportagem SIC

É o espaço mais premiado do jornalismo português. Há vários anos que a SIC se tornou a única estação a ter um espaço de grande reportagem semanal. Vai continuar todos os domingos a seguir ao Jornal da Noite. Ainda em Maio, destaque para o trabalho especial sobre a vida de Cristiano Ronaldo.

 


Primeira Pessoa
Um novo espaço de entrevista, da responsabilidade de Conceição Lino.
 

(Mensal – Estreia sexta-feira, 4 de Maio)

Por isso, todos os meses na "Primeira Pessoa" vai mostrar aos portugueses a realidade de muitas personalidades da vida pública portuguesa. Nelly Furtado é a primeira entrevistada. Onde cresceu Nelly Furtado? Onde estudou? Em que família e em que ambiente se transformou numa das maiores estrelas da música pop internacional? Perguntas que vão ter resposta já no dia 4 de Maio. 


Terra Alerta
“Terra Alerta” falará do presente e do futuro num mundo em mudança. Num mundo em que se colocam questões como a excessiva dependência dos combustíveis fósseis, o esgotamento de recursos naturais, a poluição e as alterações climáticas. 

A  perspectiva será a do cidadão e dos comportamentos individuais. De forma informal e de proximidade com o telespectador, cada reportagem apresenta um conselho, uma ideia, dá um bom exemplo, ou mostra uma novidade "amiga do ambiente".

“Terra Alerta” terá também um endereço electrónico terraalerta@sic.pt para onde os telespectadores poderão enviar dúvidas, sugestões ou comentários, e haverá ainda uma página no site da SIC www.sic.pt onde o público poderá visionar as peças e ter acesso a informação extra.

Mundo Moribundo
Numa audiência recente no Senado americano, o ex vice-presidente Al Gore disse: "Se o berço estiver a arder, você não argumenta que o bebé é feito de retardante de chamas, mas age decididamente."
É isso que a SIC quer fazer com "Mundo Moribundo" - olhar para um Mundo poluído e ressequido e alertar para as consequências da poluição e do aquecimento global.

Uma rubrica do Jornal da Noite, com periodicidade ditada pelos acontecimentos, "Mundo Moribundo" é um olhar sobre o planeta e os seus fenómenos, para que um dia ninguém possa dizer, "ninguém nos avisou".

Futuro Hoje
Fisicamente nas grandes feiras da Europa ou dos Estados Unidos, em concursos internacionais na Índia, numa Loja do Cidadão, num bairro social em Vila Franca de Xira. Virtualmente num mundo como o Second Life ou o Google Earth, numa comunidade como o Hi5 ou no You Tube.

Mostrando o último leitor de vídeo portátil ou com um robot que revolucionou a produção de sanitas uma fábrica nacional.

Com carros que podem avançar no engarrafamento sem que se coloque o pé num pedal sequer, espelhos que se transformam em televisões, ou telemóveis que só não sabem tirar cafés.

Explica como se faz chamadas telefónicas grátis, ou a melhor maneira de tratar as fotografias sem pagar um tostão, mas também traz as máquinas de sonho, desde as consolas de jogos mais caras até impressoras capazes de fazer uma escultura a três dimensões.

O "Futuro Hoje" não adivinha, mostra a tecnologia que já existe, o ponto onde a ciência já chegou, o que já existe para nos facilitar a vida.»

publicado por Portugal TV às 11:28
VÍDEOS
Televisões mostram José Sócrates a preparar comunicação ao País Bloqueio à Liberdade de Informação no CascaisShopping
Em Votação:
"Peso Pesado" poderá ser a salvação das audiências da SIC?
Sim, porque é um programa cativante que fideliza o público.
Não, porque o programa é um bocado entediante.

últ. comentários
Parabens pelo blog :)
Viva!Não sei se alguem ira ler este meu comentario...
Herman José na rtp! Finalmente! Eu adoro-o desde s...
Esta foi das melhores noticias da tv que recebi! e...
Meu caro, Alguém o obriga a vir cá? Eu só visito o...
Este blog parece (ou é) um blog sobre a sic....
"O MELHOR GENÉRICO" O PRIMEIRO CONCURSO DO SÉRIES ...
sinais de fogo
O único exemplo no meio desta historieta que realm...
Caro TVI Blog, apenas alguns esclarecimentos:1- La...
Número de Visitantes:
free hit counter
hit counter
RECORDE DE VISITANTES:
EU JORNALISTA atingiu o recorde de 1466 visitantes únicos no dia 7 de Setembro de 2009, o que corresponde a 2301 visualizações do blog num único dia. Obrigado pela preferência e... volte sempre! (O anterior recorde foi de 376 visitantes no dia 1 de Fevereiro de 2009.) portugaltv@sapo.pt
BEM-VINDOS AO BLOGUE "EU JORNALISTA"
Agora com novas funcionalidades: VIDEO e MÚSICA.
MÚSICA
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
19
20
24
26
27
29
Últimas Audiências:
AUDIÊNCIAS MAIO 2011: TVI: 25,9%, SIC: 24% RTP: 22,1%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2011: TVI: 25,8%, SIC: 23,2% RTP: 21,5%. AUDIÊNCIAS MARÇO 2011: TVI: 26,3%, SIC: 23,5% RTP: 23%. AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2011: TVI: 26,9%, SIC: 22,9% RTP: 22,9%. AUDIÊNCIAS JANEIRO 2011: TVI: 28%, SIC: 24.1% RTP: 23.4%. AUDIÊNCIAS ANO 2010: TVI: 27,5%, RTP: 24,2%, SIC: 23,4% AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2010: TVI: 28.1%, RTP1: 24.5% SIC: 22.4%. AUDIÊNCIAS NOVEMBRO 2010: TVI: 27,3%, RTP1: 25,4% SIC: 23,1%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2010: TVI: 26,5%, RTP1: 23,6% SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2010: TVI: 27%, RTP1: 24,6% SIC: 22,3%. AUDIÊNCIAS MAIO 2010: TVI: 26,9%, RTP1: 23.7% SIC: 23.5%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2010: TVI: 27.3%, SIC: 23.8%. RTP1: 23.8% AUDIÊNCIAS MARÇO 2010: TVI: 28.7%, SIC: 23.8%. RTP1: 23.5% AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2010: TVI: 27,5%, SIC: 25,3%. RTP1: 24,7% AUDIÊNCIAS JANEIRO 2010: TVI: 28,5%, SIC: 25,2%. RTP1: 24,5% AUDIÊNCIAS ANO 2009: TVI: 28,7%, RTP: 24%, SIC: 23,4% AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2009: TVI: 27,5%, RTP1: 24,9%, SIC: 24%. AUDIÊNCIAS NOVEMBRO 2009: TVI: 28,4%, RTP1: 24,6%, SIC: 22,6%. AUDIÊNCIAS OUTUBRO 2009: TVI: 28,5%, RTP1: 23,9%, SIC: 23,4%. AUDIÊNCIAS SETEMBRO 2009: TVI: 27,5%, RTP1: 24,4%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS AGOSTO 2009: TVI: 25,8%, RTP1: 24,2%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS JULHO 2009: TVI: 28%, SIC: 24,3%, RTP1: 21,9%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2009: TVI: 29%, SIC: 23,5%, RTP1: 22,2%. AUDIÊNCIAS MAIO 2009: TVI: 31,5%, RTP1: 23,2%, SIC: 21,5%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2009: TVI: 30,2%, RTP1: 23,2%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS MARÇO 2009: TVI: 29,6%, RTP1: 24,3%, SIC: 23,2%. AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2009: TVI: 28,7%, RTP1: 25.9%, SIC: 24,4%. AUDIÊNCIAS JANEIRO 2009: TVI: 28,9%, SIC: 25.9%, RTP1: 25.4%. AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2008: TVI: 29.8%, RTP1: 25.5%, SIC: 25.4%. AUDIÊNCIAS ANO 2008: TVI: 30.5%, SIC: 24.9%, RTP1: 23.8%.
pesquisar neste blog
 
Maio 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
19
20
24
26
27
29