05 de Março de 2011

 

O FC Porto vai passar a controlar o Porto Canal a partir do Verão, provavelmente em Junho ou Julho, e imprimir-lhe uma orientação própria, que no entanto não deve seguir as que são comuns destes canais temáticos de clubes desportivos, tipo Benfica TV ou Real Madrid TV, mantendo-se como um canal generalista de inspiração portista.

Há já dois anos que a Media Pro, empresa espanhola de meios televisivos - que assegura as transmissões de futebol da sporttv - procurava comprador para o Porto Canal, tendo desenvolvido contactos com muitos potenciais compradores para uma associação ou para a venda. O FC Porto chegou agora a acordo e vai passar a controlar o canal com estúdios na Senhora da Hora, em Matosinhos embora ainda haja detalhes a definir, até porque a Media Pro controla 97% do capital, através de duas empresas e os restantes 3% são de outras entidades. O FC Porto pretende associar-se aos distribuidores de televisão por cabo (PT, Zon, Cabovisão) e o clube - não é a SAD do futebol a comprar - definiu como um dos objectivos que o canal não custe um cêntimo aos seus cofres, conforme um dirigente do clube disse ao i.

O clube e a Media Pro anunciaram ontem, nos respectivos sites, que celebraram "um memorando de entendimento" e, diz o clube, "que tem como objectivo reforçar a expressão pública e o relacionamento da nossa instituição assim como promover a marca e os produtos associados".

O acordo foi fechado quarta-feira à noite após uma reunião em que estiveram Adelino Caldeira, Angelino Ferreira e Antero Henrique do lado do FC Porto e Juan Figueroa, Francisco Lafuente e mais um terceiro elemento da empresa espanhola, disse ao i uma fonte conhecedora do processo.

Tanto quanto foi possível apurar, o FC Porto pretende que o canal continue generalista mas mais centrado nas actividades do clube, podendo transmitir jogos das competições em que não haja contrato com outras instituições - é o caso do futebol juvenil, de algumas modalidades amadoras, ou mesmo de sessões do clube. Mas ao mesmo tempo o Porto Canal continuaria a ter outro tipo de programação, alargando a base de audiência, sempre sob uma orientação nortenha e portista (no sentido de ligada ao FC Porto).

O FC Porto está também interessado em aumentar a sua exposição pública e o Porto Canal pode ser visto em todo o país na rede de cabo. O clube fez um estudo sobre as suas actividades mediáticas, o qual rejeitou que a melhor solução fosse ter um canal temático apenas do clube - as experiências em vários clubes da Europa não tem sido, neste caso, demasiado positiva. Decidiu-se por uma plataforma multimédia que inclui um canal de televisão que possa preferencialmente transmitir o ideário e as competições em que as suas equipas estão englobadas. A ideia é também explorar novos mercados no estrangeiro, por exemplo, ao mesmo tempo que reforça o potencial de vendas de merchandising do clube.

"Estou muito contente por o Porto Canal ter conseguido atrair uma instituição como o FC Porto. É sinal de que o nosso trabalho está a ser bem feito e que vai na direcção certa", disse ao i Juan Figueroa, actual director da estação. Nos últimos meses, o Porto Canal abriu delegações em várias cidades nortenhas e reforçou os seus meios de produção próprios.

O fundador do canal foi Bruno Carvalho, que foi também candidato às eleições para a presidência do Benfica há um ano, e que continua a deter uma participação. Mas ao i Bruno Carvalho preferiu não fazer qualquer comentário ao negócio.

 

NOTICIA JORNAL i

publicado por Portugal TV às 19:38
VÍDEOS
Televisões mostram José Sócrates a preparar comunicação ao País Bloqueio à Liberdade de Informação no CascaisShopping
Em Votação:
"Peso Pesado" poderá ser a salvação das audiências da SIC?
Sim, porque é um programa cativante que fideliza o público.
Não, porque o programa é um bocado entediante.

últ. comentários
Parabens pelo blog :)
Viva!Não sei se alguem ira ler este meu comentario...
Herman José na rtp! Finalmente! Eu adoro-o desde s...
Esta foi das melhores noticias da tv que recebi! e...
Meu caro, Alguém o obriga a vir cá? Eu só visito o...
Este blog parece (ou é) um blog sobre a sic....
"O MELHOR GENÉRICO" O PRIMEIRO CONCURSO DO SÉRIES ...
sinais de fogo
O único exemplo no meio desta historieta que realm...
Caro TVI Blog, apenas alguns esclarecimentos:1- La...
Número de Visitantes:
free hit counter
hit counter
RECORDE DE VISITANTES:
EU JORNALISTA atingiu o recorde de 1466 visitantes únicos no dia 7 de Setembro de 2009, o que corresponde a 2301 visualizações do blog num único dia. Obrigado pela preferência e... volte sempre! (O anterior recorde foi de 376 visitantes no dia 1 de Fevereiro de 2009.) portugaltv@sapo.pt
BEM-VINDOS AO BLOGUE "EU JORNALISTA"
Agora com novas funcionalidades: VIDEO e MÚSICA.
MÚSICA
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
19
20
21
22
24
25
26
27
28
30
Últimas Audiências:
AUDIÊNCIAS MAIO 2011: TVI: 25,9%, SIC: 24% RTP: 22,1%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2011: TVI: 25,8%, SIC: 23,2% RTP: 21,5%. AUDIÊNCIAS MARÇO 2011: TVI: 26,3%, SIC: 23,5% RTP: 23%. AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2011: TVI: 26,9%, SIC: 22,9% RTP: 22,9%. AUDIÊNCIAS JANEIRO 2011: TVI: 28%, SIC: 24.1% RTP: 23.4%. AUDIÊNCIAS ANO 2010: TVI: 27,5%, RTP: 24,2%, SIC: 23,4% AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2010: TVI: 28.1%, RTP1: 24.5% SIC: 22.4%. AUDIÊNCIAS NOVEMBRO 2010: TVI: 27,3%, RTP1: 25,4% SIC: 23,1%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2010: TVI: 26,5%, RTP1: 23,6% SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2010: TVI: 27%, RTP1: 24,6% SIC: 22,3%. AUDIÊNCIAS MAIO 2010: TVI: 26,9%, RTP1: 23.7% SIC: 23.5%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2010: TVI: 27.3%, SIC: 23.8%. RTP1: 23.8% AUDIÊNCIAS MARÇO 2010: TVI: 28.7%, SIC: 23.8%. RTP1: 23.5% AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2010: TVI: 27,5%, SIC: 25,3%. RTP1: 24,7% AUDIÊNCIAS JANEIRO 2010: TVI: 28,5%, SIC: 25,2%. RTP1: 24,5% AUDIÊNCIAS ANO 2009: TVI: 28,7%, RTP: 24%, SIC: 23,4% AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2009: TVI: 27,5%, RTP1: 24,9%, SIC: 24%. AUDIÊNCIAS NOVEMBRO 2009: TVI: 28,4%, RTP1: 24,6%, SIC: 22,6%. AUDIÊNCIAS OUTUBRO 2009: TVI: 28,5%, RTP1: 23,9%, SIC: 23,4%. AUDIÊNCIAS SETEMBRO 2009: TVI: 27,5%, RTP1: 24,4%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS AGOSTO 2009: TVI: 25,8%, RTP1: 24,2%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS JULHO 2009: TVI: 28%, SIC: 24,3%, RTP1: 21,9%. AUDIÊNCIAS JUNHO 2009: TVI: 29%, SIC: 23,5%, RTP1: 22,2%. AUDIÊNCIAS MAIO 2009: TVI: 31,5%, RTP1: 23,2%, SIC: 21,5%. AUDIÊNCIAS ABRIL 2009: TVI: 30,2%, RTP1: 23,2%, SIC: 22,4%. AUDIÊNCIAS MARÇO 2009: TVI: 29,6%, RTP1: 24,3%, SIC: 23,2%. AUDIÊNCIAS FEVEREIRO 2009: TVI: 28,7%, RTP1: 25.9%, SIC: 24,4%. AUDIÊNCIAS JANEIRO 2009: TVI: 28,9%, SIC: 25.9%, RTP1: 25.4%. AUDIÊNCIAS DEZEMBRO 2008: TVI: 29.8%, RTP1: 25.5%, SIC: 25.4%. AUDIÊNCIAS ANO 2008: TVI: 30.5%, SIC: 24.9%, RTP1: 23.8%.
pesquisar neste blog
 
Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
15
19
20
21
22
24
25
26
27
28
30