Quantas vezes todos já ouvimos e lemos José Eduardo Moniz dizer que "não copia a concorrência" que, "primeiro age e os outros é que reagem" que, a TVI prima pela "originalidade" e que tudo o que canal faz é sempre "o mais" qualquer coisa.
As novelas são as mais bem produzidas, as series têm os maiores elencos, os actores são os melhores e os mais caros e até o novo canal de notícias da TVI vai ser o mais inovador.
Como dizem os americanos... "bull shit"! Ontem a SIC agiu, Moniz reagiu! Ontem a SIC "inovou", a TVI "copiou". Falo claro está, da programação de ontem em ambos os canais. Há mais de uma semana, que o canal de Carnaxide andava a anunciar que ontem emitiria uma Maratona de Humor.
À pressa, em cima do joelho, e correndo atrás do prejuizo de ter que REAGIR, Moniz inventou uma fantochada: "Você na TV - A minha mulher é linda!"
Só o título do programa é no mínimo, pindérico, ôco, lamechas e do mais básico que há. Propunha aliás, que da próxima vez que a SIC fizer uma maratona qualquer - nem que seja na Ponte Vasco da Gama - a TVI crie o "Você na TV - os meus filhos são lindos", ou então, o "Você na TV - o meu cão é lindo", quiçá se não poderão fazer também o "Você na TV - a minha casa é linda".
Justiça seja feita, Moniz conseguiu inventar um plano de emergência eterno, bem ao estilo por exemplo, de Anjo Selvagem que durou e durou e durou... Com estas versões de que "o que é meu é lindo", a TVI tem asseguradas milhares de emissões especiais para combater a concorrência.
Mas vamos aos números... Se de manhã, a "mulher linda da TVI" vendeu muito bem, assegurando o já habitual primeiro lugar, durante a tarde, nem mesmo a beleza da tipa lhes valeu.
A versão matinal da "mulher linda" da TVI fez 31,9% de share e 2,7% de ratio. Em segundo lugar ficou a RTP. Praça da Alegria fez 26,6% de share e 2,2% de ratio. A SIC ficou no habitual 3º lugar com 26,1% de share e 2,2% de audiência média, o que representa uma ligeira subida quando comparado com a audiência do Fátima.
Durante a tarde é que mudou tudo. A maratona do Humor, atirou a "mulher linda" da TVI para o segundo lugar. O programa da SIC fez 26,5% de share e 3,2% de ratio. A TVI com a sua mulher ficou-se pelos 27,9% e 3% de ratio. Ou seja, apesar da TVI ter feito maior share, na prática, foi o programa da SIC que conquistou mais espectadores.
Já o Portugal no Coração, com o seu especial sobre Gago Coutinho, bateu no fundo conquistando apenas 14,9% de share e 1,5% de ratio.
NOVELAS BRASILEIRAS DA SIC BATERAM RECORDES:
Ontem a Favorita bateu o seu recorde de share: 42,2% (a média é 33%), e a Caminho das Indias também alcançou o seu melhor resultado com 26,9% de share.